sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Guanambi: Jovem tenta se jogar de prédio


Uma jovem de 21 anos, residente no Bairro Monte Pascoal, em Guanambi, tentou se jogar de um prédio de dois andares, na manhã desta sexta-feira, (16) na Rua Lauro de Freitas, no Bairro Aeroporto Velho. O fato aconteceu por volta das 04:00 e mobilizou a Polícia Militar e duas ambulância do Samu 192. De acordo com moradores a jovem aparentava total descontrole emocional e dizia está protestanto pela morte do irmão, André Pereira da Silva, assassinado há dois anos. A todo momento a mulher ameaçava se jogar do prédio e atirava objetos nas pessoas que passavam pelo local. A Coelba também foi acionada para efetuar o desligamento da rede de energia que estava próxima a mesma. Depois de mais de uma hora de negociação por parte de um médico do Samu, populares conseguiram abrir uma janela perto da moça e a seguraram até que os profissionais do Samu chegaram até ela através de uma escada e a dominaram. Ela foi medicada ainda na ambulância e em seguida encaminhada ao Hospital Regional de Guanambi. O episódio atraiu um grande número de curiosos ao local.

Por: Farol da Cidade

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CORDEIROS: HOMEM USAVA IDENTIDADE DE MÉDICO

Um homem suspeito de usar a identificação de um médico para exercer a profissão foi preso na tarde desta quarta-feira (14), na zona rural de Cordeiros, no sudoeste baiano. De acordo com a polícia, o suspeito é enfermeiro e trabalhou com um médico na cidade de Encruzilhada. O homem teria aproveitado a aproximação para pegar e fazer cópias dos documentos do médico, tais como RG, CPF e diploma. Com a documentação em mãos, o suspeito firmou contrato com a Secretaria de Saúde de Cordeiros. Além disso, segundo a polícia, o homem também usou os dados do médico para abrir uma conta corrente, através da qual recebia salário. O médico verdadeiro soube que sua carga horária tinha ultrapassado e investigou o caso, descobrindo que alguém trabalhava em seu nome. Ele denunciou o caso ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que acionou a polícia. Ainda de acordo com informações da polícia, o falso médico atuava na zona rural de Cordeiros, no PSF (Programa de Saúde da Família), há cerca de um mês. Ele tentou fugir durante a ação policial, mas foi preso e está à disposição da Justiça na delegacia de Condeúba. Informações do G1.

Projovem Trabalhador em Caettié

Acontece na cidade de Caetité o projeto do Governo do Estado, o Projovem Trabalhador, através da Secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). São oitenta jovens que participam dos cursos de Organizador de Eventos, Manipulador de Alimentos e Pedreiro /Pintor. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano é responsável pela coordenação do projeto em Caetité.

O projeto visa à valorização do jovem e a qualificação deste para o mercado de trabalho. Os alunos têm entre 18 a 29 anos e estão em situação de desemprego involuntário. Os cursos já estão na sua segunda etapa, a qualificação profissional. A primeira etapa do projeto foi voltada para qualificação social. Cursos profissionalizantes é uma ótima oportunidade para quem desejar aprimorar conhecimento em determinada área. Facilitando também a inserção no mercado de trabalho.

Segundo a instrutora, Maria Dilva, do curso de Manipulador de Alimentos além de oferecer aos alunos capacitação profissional, irá auxiliar na realização de sonhos e expectativas dos jovens. Favorecendo também o desenvolvimento interpessoal, a capacidade de trabalhar em equipe e ajudará que cada aluno comece a visualizar formas de auto-sustentar através do empreendedorismo.

Informações: jjshow.com ASCOM - IDSB

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Publicada no D.O.U. aprovação para construção de Escolas Infantis em Caetité

Espécie: Termo de Compromisso PAC201154/2011. Processo nº 23400.001434/2011-81. Resolução CD/FNDE no- 29 de 09 de junho de 2011.
Partícipes: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, CNPJ/MF no- 00.378.257/0001-81, Unidade Gestora: 153173, Gestão: 15253, e o(a) PREF MUN DE PREF MUN DE CAETITE/BA, CNPJ/MF no- 13.811.476/ 0001- 54.

Objeto: Executar todas as atividades inerentes à construção de 2 (Duas) unidade(s) de: Escolas Infantis - Tipo C, por meio de apoio financeiro, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.
O valor aprovado do(s) Projeto(s) é de R$ 1.239.954,71 (um milhão, duzentos e trinta e nove mil, novecentos e cinqüenta e quatro reais e setenta e um centavos) do orçamento do FNDE.
Crédito Orçamentário: Programa de Trabalho: 12365144812KU0001, Fonte de Recurso: 112000000, Natureza da Despesa: 44404200, Número do Documento: 2011NE723550, de 22/07/2011 no valor de R$ 619.977,35.

Vigência: 540 dias a partir da data de publicação.

Fonte: Diário Oficial da União - D.O.U. nº 176 de 13 de setembro de 2011 - http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=35&data=13/09/2011

Por: Assessoria de Comunicação - ASCOM - Prefeitura de Caetité

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Caetité: Acidente mata carona em Maniaçú

Um acidente ocorrido na tarde deste  sabado, (10), na estrada de Maniaçú, no município de Caetité, tirou a vida de um jovem de 19 anos de idade. João Paulo de Jesus Souza, residente em Caetité, viajava de carona em um veículo Gol, branco, placa policial CHW 9124 - licença de Osasco - SP quando o motorista cujo nome não foi informado, capotou várias vezes. O condutor sofreu apenas escoriações, enquanto que o carona morreu na hora.

Por: Farol da Cidade


Crônica: A festa é nossa?

                                                                                                                             Fabiano Cotrim 09/2011

Tem coisa que eu não entendo, ou tem coisa que não se explica, ou tem coisa que já não se explica pra mim que vou ficando cada vez mais velho e mais cismado com essas coisas tais. Veja os senhores e senhoras que o prefeito de Caetité decretou estado de emergência por conta de uma seca que assusta mesmo a nós, caetiteenses, já de há muito calejados com a falta d água. Pois bem, agiu certo sua excelência, o alcaide, que o caso é mesmo grave. Determinadas localidades do município até nem aceitam uma simples emergência, pois vivem a verdadeira calamidade. Até ai eu entendi tudinho, que eu sou cismado, mas não sou encroado para entender a coisa quando ela é tão clara. Falta de água é uma emergência, uma calamidade, e ponto.
Agora, se a excelência, o prefeito de Caetité, reconhece do próprio punho que a situação é emergencial, que os seus munícipes estão passando sede e outras necessidades básicas e absolutamente urgentes, por que pitombas faz festa com a desgraça alheia? E é a partir daqui que o meu cismador deu a volta no ponteiro. Então o prefeito pode fazer assim? Decretar uma emergência tão séria e ao mesmo tempo usar o dinheiro público para financiar festas? Uma coisa combina com a outra? E foi o que fez, e, aliás, é quase só o que faz tão distinta autoridade municipal, festa...
Festa em Brejinho das Ametistas, com bandas e todos os gastos festivos, sempre exorbitantemente inflados quando o festeiro é o poder público. E mesmo ali, em Brejinho das Ametistas, no dia em que a festa rolava solta, faltava água. Festa para inaugurar uma pracinha na cidade, que também não tem água, mas pode exportar muriçocas, e, de novo, gastos, fogos, luzes tremeluzentes e estrelinhas, coisas de quem está alegre, contente mesmo com a situação.
Não é de dar um nó na cabeça e se encher de raiva? Ora, ora, em caso de emergência mulheres e crianças primeiro, sempre me ensinaram. Em situação de emergência, primeiro resolver o problema que emerge com tanta gravidade, e, depois, se tudo for de fato resolvido a contento, a festa é justa. Mas sua excelência e o séquito de assessores que lhe servem por certo não pensam assim. Mas pensa como então? Pensa que todo mundo é besta e vai nem ligar a decretação do estado de emergência com a festança paga com o dinheiro da viúva? Se assim for, e assim parece de fato ser, é bom ir tirando o cavalinho da chuva, excelência. Até por que quem está passando sede não é de aceitar de bom grado tamanha ofensa, tamanha injúria. Quem tem sede, excelência, tem pressa de água, daquela que passarinho bebe, e não de festa.
Falando em água que passarinho bebe, e lembrando daquela que passarinho não bebe, uma coisa me ocorreu, o nó se desfez! É isto que pensa então sua excelência, o nosso prefeito! Claro, como eu não entendi antes? Ele, do alto da sua excelência toda, está é querendo posar de Maria Antonieta e nos diz com tintas solares: Não tem água? Que bebam cerveja, cachaça,... E tome-lhe festa...