sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conselho do Território Sertão Produtivo reuniu em Caetité

O Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo (CODESP) reuniu nessa quinta-feira (25-08) em Caetité para Plenária de Eleição e aprovação do ingresso de novas entidades.

O Conselho é formado por vários segmentos da sociedade civil organizada e poder público. Sendo um órgão colegiado, sua principal função é ser um instrumento articulador e propositivo de políticas públicas voltadas principalmente para o fortalecimento da Agricultura Familiar. O trabalho é feito de forma articulada e existe grande harmonia entre os vários segmentos que compõem este Conselho. A institucionalidade é uma grande marca do trabalho desenvolvido. Este ano o Conselho passará por um processo de reformulação em sua composição.

Além dos articuladores Anderson e Verônica e do coordenador Cosme do CODESP participaram representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, secretários municipais de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, agências bancárias, Cáritas, Instituto Chico Mendes, Renova Energia, entre outros.
O Território Sertão Produtivo é formado por dezenove municípios.

(Informações Silvano Silva - DRT-BA: 4393)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estuprador é preso em Caetité

O trabalhador rural Leolino Rodrigues Neves, 27 anos, que há quase dois meses violentou uma adolescente de 17 anos, no município de Caetité, está custodiado à disposição da Justiça desde segunda-feira (22). Os investigadores da Delegacia Territorial de Caetité capturaram o estuprador no distrito de Mocambo Malheiro, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Leolino tentou resistir à prisão, e após ser dominado foi conduzido para a carceragem da Delegacia Territorial de Guanambi. Segundo o delegado Luis Cláudio Albuquerque de Assis, titular de Caetité, que autuou o trabalhador rural por estupro de vulnerável, ameaça e lesões corporais, a adolescente fora atacada no início de julho, quando aguardava o transporte escolar.

"Mais garotas podem ter sido vítimas de Leolino", disse o delegado Luís Cláudio, informando que outras ocorrências de violência sexual já foram registradas na delegacia. Investigadores da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) participaram da operação de captura do estuprador. O titular de Caetité orienta a comunidade a denunciar na delegacia territorial, ou através do telefone (77)3454-2011, qualquer tipo de crime ocorrido na região.

Informações: Ascom/PC  jjshow.com


Equipe do Derba visita municípios de Rio do Antônio, Iuiu, Igaporã e Palmas de Monte Alto

Em visita ao Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba), a deputada Ivana Bastos foi informada de que a equipe de engenharia do órgão estará visitando municípios do sudoeste ainda esta semana para tratar dos convênios de pavimentação solicitados pela parlamentar.
Em Igaporã, a equipe fará uma visita para realizar o levantamento necessário para a elaboração do convênio de recuperação de estradas vicinais do município, bem como definir a quilometragem que deverá ser realizada.
Em Iuiu, também será iniciado um levantamento para a elaboração do projeto de pavimentação dos 15 quilômetros que ligam a BR-030 à sede do município. A deputada também tomou conhecimento de que o convênio para a recuperação de estradas vicinais do município já está pronto para ser assinado pelo prefeito municipal.
A deputada também foi informada de que será liberada a licitação para pavimentação da Avenida Santos Dumond, no Bairro Nova Palmas, no município de Palmas de Monte Alto.
Já em Lagoa Real, foi autorizada a pavimentação asfáltica do acesso ao Centro de Treinamento, sendo que a Prefeitura Municipal deverá fornecer a areia necessária para a realização da obra.
Indicação - Os técnicos do Derba também visitarão os municípios de Rio do Antônio, Malhada de Pedras e o distrito de Ubauba, realizando o reconhecimento do trecho em que será feita a pavimentação asfáltica que ligará os dois municípios. Após as análises feitas nessa primeira visita, será iniciada a elaboração do projeto executivo, que tem previsão para ser finalizado em 2012.
No início do seu mandato parlamentar, a deputada Ivana Bastos fez uma indicação ao Governo do Estado, No 18.420/2011, em que indica a necessidade de implantação e pavimentação da rodovia que liga o município de Malhada de Pedras a Rio do Antônio, numa extensão de 29 quilômetros, e deste ao entrocamento da BA-617, passando pelo distrito de Umbaúba, que liga Ibiassucê ao município de Caculé.

Fonte: Lorena Vasconcelos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fuga de presos é impedida pela policia de Guanambi.

Nesta segunda-feira, 22, agentes do Serviço de Investigação da Policia Civil de Guanambi, juntamente com agentes de plantão na Delegacia frustraram uma tentativa de fuga de presos considerados de alta periculosidade: Bicudo, Vitinho, João Paulo, Cristiano e Negão. Elementos com extensas fichas criminais que vão desde furto, roubos, homicídio para apenas os mais graves.

Uma barra de ferro da cela onde se encontravam os tais elementos já havia sido serrada e para esconder a parte serrada os presos usavam cera de vela enfumaçada.

Informações extra-oficiais dão conta de que o plano dos marginais era render os agentes de plantão para concretizar a fuga.
 
Informações: jjshow.com

Vacina contra HPV reduz riscos de câncer anal, indica pesquisa

Uma vacina, rotineiramente empregada na prevenção do câncer de colo do útero causado pelo papilomavírus humano (HPV), também reduz os riscos de câncer anal entre as mulheres, destacou um estudo publicado na edição desta terça-feira da revista científica "The Lancet Oncology". O teste foi realizado com 4.210 mulheres saudáveis com idades entre 18 e 25 anos na Costa Rica, imunizadas aleatoriamente com a vacina Cervarix contra o HPV e uma vacina contra a hepatite para comparação. Quatro anos depois, as mulheres foram submetidas a testes de infecção cervical e anal para os subtipos 16 e 18 do HPV, notoriamente relacionados ao câncer. As mulheres que tomaram Cervarix demonstraram ter um risco 76% menor de desenvolver infecção cervical e 62% menor de infecção anal quando comparadas com outras que não tomaram a vacina. A proteção foi ainda maior em um subgrupo de mulheres com mais propensão de não ter sido exposto ao HPV.