sábado, 14 de julho de 2012

Caetité: Carga de urânio da INB é rejeitada pela França

Após o episódio do dia 15 de maio de 2011 onde as Indústrias Nucleares do Brasil - INB tentaram entrar com uma carga de material radioativo vindo de São Paulo ter sido impedida de passar pela população local, um ano após o fato a INB apronta novamente. Naquela ocasião um carregamento de urânio foi rejeitado pela França por se tratar de material de baixa qualidade o que geraria uma grande quantidade de lixo radioativo.
Desta vez, a França novamente recusa receber o urânio produzido em Caetité. No dia 12 de julho de 2012 um carregamento com 12 conteiners pesando 178 toneladas foi rejeitado ainda durante o transporte, ficando o material estacionado nas dependências do quartel da polícia militar de Feira de Santana - Ba.
Segundo a INB a carga foi recusada por que a empresa responsável pelo transporte não comunicou a saída do material dentro do prazo exigido pelo governo francês, que deveria ser de 15 dias de antecedência, devendo essa retornar para as dependências da INB em Caetité.

O fato que chama a atenção é que há mais de 10 anos a INB opera em Caetité e conhece todos os trâmites para se transportar o material. Essa é mais uma prova da irresponsabilidade como vem sendo conduzido o programa nuclear em especial com a exploração de urânio em Caetité.
Afinal, o que tem levado o governo francês mais uma vez em recusar o material produzido pela INB? O que está por trás disso? Os funcionários durante os bate papos já ficam se perguntando: Qual será o próximo escândalo da empresa? E a população local que fica sempre desinformada e sem saber os reais motivos tendo carga com urânio passando com frequência na frente de suas portas? Será que a empresa de fato preocupa com a segurança da população? Parece brincadeira, cargas com material de alta periculosidade como essas ficam indo e vindo numa rodovia que constantemente acontecem acidentes com vítimas fatais.

Fonte: Por Comissão Paroquial de Meio Ambiente  e
(Educadora Santana.)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deputado Arthur Maia solicita que MEC interfira na greve dos professores

O deputado federal Artur Maia (PMDB) entrou com uma solicitação junto ao Ministério da Educação (MEC) para que tomem alguma posição sobre a greve dos professores estaduais, que já dura três meses. A informação foi passada durante entrevista nesta quarta-feira (11), no Jornal do Meio Dia da Rádio Metrópole.
Segundo o deputado, é preciso que o governo federal intervenha na greve da Bahia para que o ano letivo não seja perdido. “É um ano que se perde. O aluno nem está estudando, nem trabalhando”.
Maia também analisou a durabilidade da greve pela falta de negociação por parte do governador Jaques Wagner e pela não aceitação da categoria do posicionamento das centrais sindicais. “Não é segredo que as centrais dos trabalhadores tem tido um comportamento político muito próximo do PT e a maioria da classe não tem aceitado o posicionamento da CUT”, disse o peemedebista.

Uneb adia provas do Vestibular 2013 por conta da greve dos professores.

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), atendendo ao pedido do movimento estudantil secundarista da rede pública estadual e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, adiou a data de aplicação das provas do Vestibular 2013. As provas do vestibular estavam previstas inicialmente para os dias 25 e 26 de novembro deste ano.

Em reunião realizada no final da tarde de segunda-feira (9), na Reitoria, em Salvador, o reitor Lourisvaldo Valentim, membros do grupo gestor da universidade e lideranças de diversos grêmios e entidades de estudantes do ensino médio definiram, em comum acordo, os dias 13 e 14 de janeiro de 2013 para a aplicação das provas do processo seletivo.

A presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), Raquel Barbosa, disse que os alunos da rede estadual, que enfrentam há quase 90 dias a greve dos professores, estão muito orgulhosos com esta conquista. "É bonito perceber que existem pessoas e instituições nos apoiando".

Fonte: Sec

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Guanambi: Caminhonete D20 é furtada próximo a Feira Livre.

Uma caminhonete foi furtada durante a manhã de sábado (07/07) em Guanambi. Segundo o proprietário de nome Alcides Pereira Pardinho, por volta das 06:50h da manhã deixou a sua D20, cor bege, ano 88 e modelo 89, placa policial CTO 5428, licença de Guanambi, estacionada na Avenida Senador Nilo Coelho, em frente à Brasmáquinas, e foi até a Feira Livre, retornando de imediato. A vítima disse que deve levado em torno de 10 minutos na Feira, tempo suficiente para o veículo ser furtado.

 A D20 é de carroceria de aço e no interior estavam os equipamentos de uso obrigatório, uma lona e uma caixa plástica.

JJSHOW