quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Uneb realiza I Semana de Letras Inglês em Caetité

A I Semana de Letras Inglês ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro no Campus VI da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Caetité, com o objetivo de discutir as perspectivas para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Professores, estudantes e profissionais da área de letras devem realizar inscrições, até o primeiro dia do evento, por meio do envio da ficha de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de R$ 20 para o e-mail semanadeletrasingles@gmail.com.
“Os nossos alunos tem a responsabilidade de propagar o ensino da língua inglesa aos que não têm oportunidade ou acesso. Por isso queremos qualificar a formação desses estudantes, trazendo grandes pesquisadores para a troca de experiências e transmissão de conhecimento”, explica Reinaldo Ferreira, coordenador do colegiado do curso letras e um dos organizadores da iniciativa.

A programação da semana conta com oficinas, minicursos, conferências, mesas-redondas, comunicações, lançamentos de livros e apresentações musicais. Dentre as as mesas-redondas, uma contará com a presença dos professores Kanavillil Rajagopalan, da Universidade de Campinas (Unicamp), Vilson Leffa, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel-RS), e Diógenes Lima (Uesb), da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb). O tema a ser discutido será Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares.
A semana também terá a participação dos docentes Lúcia Barbosa, da Universidade de Brasília (UnB), Sávio Siqueira, da Federal da Bahia (Ufba), e Neiva Cristina, da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre outros pesquisadores.

Mais informações:
DCH/Campus VI – Tel. (77) 3454-1762 (ramal 224)
Site: www.semanadeletrasingles.uneb.br.

A Tarde

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

JÁ FEZ A SUA APOSTA?

A Caixa Federal lançou o jogo de loteria “Mega-Queda”, que premia o jogador que acertar quem será o próximo Ministro a sair do governo Dilma. A aposta custa 1 real e o valor arrecadado é dividido com os ganhadores.

Um fanático jogador de loterias disse que não é muito difícil adivinhar quem será o próximo a cair. “Basta ler a revista Veja semanalmente que a gente fica sabendo em primeira mão”, disse. Os estudantes que fizeram o ENEM estão apostando em Fernando Haddad, Ministro da Educação.

Brasileiros poderão apostar no Mega-Queda quem será o próximo Ministro a sair do governo Dilma; Estudantes que fizeram ENEM apostam em Haddad.

 Informações: G17 (Humor) - Sudoestehoje.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Caetité: Lojistas votam a favor do novo horário de funcionamento

No último dia 26/10, no auditório do CETEP, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caetité realizou mais uma reunião para discutir a regulamentação do horário do comércio em nossa cidade. Depois de colhidas as opiniões dos lojistas sobre a experiência do “projeto piloto”, foi realizada uma votação para a decisão final.

O parecer foi positivo, com 61% dos votos a favor do novo horário. O Presidente da CDL Caetité, Marcus Antonio Pereira da Silva informou a redação do Caetfest que a Prefeitura Municipal já foi comunicada do resultado e que a mesma encaminhará o projeto a Câmara Municipal para votação.
Assim como em cidades da região, o comércio abrirá as portas durante a semana às 08:00h e fechará 18:00h, sendo que aos sábados o horário será das 08:00h às 14:00h.

Informações: Caetfest

Proposta de Deputado extingue UNEB criando UFOBA em Guanambi

O projeto que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), recebeu no último dia 27, emenda do deputado federal José Rocha (PR/BA) criando os campi de Caetité, Guanambi e Santa Maria da Vitória. Pela proposta original apenas os municípios de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães seriam contemplados.

Na mesma propositura, o deputado baiano trata diretamente do funcionamento da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), maior instituição pública de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Pela emenda modificativa do parlamentar, todo o quadro de profissionais da Uneb nas cidades que abrigarão a nova instituição federal de ensino superior passaria a fazer parte da Ufoba, extinguido assim os campi da Universidade Estadual em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité e Guanambi.

Fonte: Iguanambi.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Deputado destaca importância da energia eólica na região

O Deputado Estadual Luiz Augusto participou na noite da ultima quinta feira, dia 27 em Caetité, uma audiência pública para avaliação do complexo de Parques Eólicos do Município, para apresentação do Programa da Empresa Neoenergia / Iberdrola do Grupo Coelba.
O evento, contou com a participação do Prefeito de Caetité, José Barreira, Vice Prefeita Drª Fátima, vereadores, representantes de entidades e organizações da sociedade, Deputado Estadual Luiz Augusto.
Ao abrir a solenidade, o Prefeito ressaltou a importância da chegada de mais um projeto de eólica no município e na região.

Representantes da empresa e do IMA - Instituto de Meio Ambiente da Bahia, fizeram uma exposição do contexto da energia eólica na região e no país.
O Deputado Estadual Luiz Augusto, destacou em seu pronunciamento, que o "Projeto da eólica, representa um marco, um diferencial, mostrando sua importância para o desenvolvimento da região, gerando empregos e renda para a comunidade".

A gerente de projetos da empresa, Liu Siu, apresentou as diretrizes da empresa para o Parque.

Informações: Farol da Cidade