sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ONG denuncia violação de direitos humanos em extração de urânio na Bahia

Um relatório com denúncias da população de Caetité, na Bahia, sobre contaminação da água, falta de transparência e violação dos direitos humanos na extração de urânio no município, foi lançado nesta quinta-feira, pela Plataforma Brasileira dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), uma organização da sociedade civil, durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A responsável pelo relatório, Marijane Vieira Lisboa, relatou a conclusão da visita que fez à cidade baiana, que abriga um terço de toda a reserva de urânio do País, mais de 100 mil toneladas do mineral.
“As principais reclamações da população se referem à questão da água. O que nós constatamos é que a população não tem informações fidedignas nem suficientes para se sentir tranquila em relação a sua saúde”, disse Marijane. “Há uma incidência muito grande de cânceres na região, particularmente de leucemia, que é uma doença muito associada à exposição radioativa.”

Afirmação contestada

Já o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Alfredo Trajan Filho, responsável pela mineração de urânio em Caetité, contestou a afirmação de que a água de Caetité é contaminada. “Essa é uma questão que jamais existiu. A água que está lá é a mesma água que estava há 400 milhões de anos, quando se formou aquela geologia”, disse Alfredo. “O que a gente tem que fazer: se ela contém urânio, que sempre conteve, acima daquele limite que não é saudável para a população, deve ser isolado esse poço e não deve ser usado. Não cabe ao INB como instituição - a INB ajuda no que pode ajudar -, mas aos governos o atendimento das necessidades básicas.”
Entre outros pontos reclamados pelos moradores foram a falta de água e as más condições de trabalho para os funcionários da mineração do urânio. Todas foram contestadas pela presidência da INB, que afirmou cumprir todas as regras de saúde que a legislação impõe.

Sem indícios de contaminação

O coordenador da pesquisa que a Fundação Oswaldo Cruz está fazendo sobre a saúde da população de Caetité, Arnaldo Levy Lassance, afirmou que até agora a Fiocruz não encontrou indicios de contaminação por radiação de urânio na cidade baiana. Mas ele destaca que o estudo só deve ser concluído no ano que vem.
O deputado Penna (PV-SP), que pediu o debate, afirmou que o Partido Verde vai solicitar a realização de um plebiscito sobre o uso de energia nuclear no País. O parlamentar ressaltou as providências que vai tomar a partir do debate sobre a extração de urânio, começando pelo pedido que vai fazer à Comissão de Meio Ambiente para formar um grupo para visitar Caetité.
Segundo ele, será uma comissão externa para visitar, “com os deputados e com aporte científico”, as dificuldades locais. “Vamos procurar o ministro da Ciência e Tecnologia para discutir o caso e vamos fazer um dossiê da audiência pública.”
Os participantes do debate só concordaram em dois pontos: de que é preciso melhorar a forma como a população de Caetité é informada sobre as ações da mineração do urânio; e de que é necessário um órgão independente de fiscalização da energia nuclear no País, função que hoje é exercida pela CNEN, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, a mesma que incentiva o desenvolvimento da área.

Reportagem – Ginny Morais/Rádio Câmara Edição – Newton Araújo

Informações:  Agência Câmara de Notícias



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morre desembargador Antonio Carlos Souto, pai de Paulo Souto

O pai do ex-governador Paulo Souto (DEM), desembargador Antonio Carlos Souto, morreu na noite desta quarta-feira (5) em sua residência, aos 99 anos. Ele recebia cuidados médicos em sua casa, devido à idade, e não apresentava um problema de saúde específico. O horário e local do sepultamento ainda serão divulgados pela família. Importante cidadão do sul baiano, Antonio Carlos Souto foi juiz e intendente do município de Caetité e o seu nome batiza o fórum da Comarca de Camacan.

Informações: Bahia Notícias

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

POLICIAIS CIVIS DE CAETITÉ APREENDEM ERVA SUSPEITA DE MACONHA NA SEDE DA INB

A Rádio Educadora Santana de Caetité, obteve informações de que Policiais civis da delegacia de Caetité, Comandados pelo Delegado Dr. Luis Claudio estiveram na última segunda feira dia 3 de outubro de 2011, na sede da INB - Indústrias Nucleares do Brasil, para averiguar uma denúncia de que alí estaria sendo cultivado alguns pés de MACONHA. Verificamos junto à delegacia de polícia onde conversamos com o Delegado Dr. Luis Claudio, que nos confirmou a ação, mais não confirmou se é ou não a erva maldita. Segundo o Delegado a erva foi enviada para a perícia, para que possa ter certeza ou não, que se trata de MACONHA.

A Reportagem da Educadora conversou também com um funcionário da INB, ligado ao sindicato dos minerados que confirmou toda ação da polícia e pede esclarecimento da Direção da Empresa a respeito do fato ocorrido.

Marivaldo Junqueira
DRT BA 4392

Informações: educadorasantana.com

Com auxílio de Rui Costa e Pelegrino, Wagner faz lobby para trazer usina nuclear para a Bahia

Na contramão do resto do mundo, que, depois do acidente de Fukushima, no Japão, repensa os programas nucleares, um grupo de pelo menos oito parlamentares brasileiros faz lobby para tentar levar usinas atômicas para seus Estados. São eles os deputados Alfredo Kaefer (PSDB-PR), Fernando Jorgão (PMDB-RJ), Laércio Oliveira (PR-SE), Silvio Costa (PTB-PE), Fernando Coelho (PSB-PE), Rui Costa (PT-BA), Nelson Pellegrino (PT-BA) e Gonzaga Patriota (PSB-PE). Os movimentos vinham sendo discretos nos últimos meses, mas ganharam novo fôlego depois que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse a integrantes dessa bancada atômica que o governo vai retomar as discussões sobre a implantação de quatro novas usinas no País e anunciar em 2012 os investimentos que podem passar de R$ 15 bilhões em cada unidade. As cifras enchem os olhos desses políticos. Em jogo estão os dividendos eleitorais gerados pelo desenvolvimento de regiões pobres, além da oportunidade de se aproximar de obras bilionárias. Apesar do afã em obter lucros políticos e econômicos, a atuação do grupo suprapartidário que defende a geração de energia nuclear é discreta. E normalmente é feita em nome de governadores interessados em atrair os investimentos. “Quando o governo federal der o sinal verde para as usinas vai ser uma verdadeira guerra política e muita gente entrará nessa briga”, diz Silvio Costa (PTB-PE). Leia mais na Istoé.



 

CONFIRA O RESULTADO DA ENQUETE DE VEREADOR DE CAETITÉ

Nos últimos dias foram realizadas mais uma enquete em nosso Blog de Notícias Caetité Online, com a seguinte pergunta. Na sua opinião, qual o Vereador mais atuante de Caetité?

E o vereador Zé dos Tanque apareceu com 32%, Julio Cesar Julão 29%, Nem de Dácio 9%, Zacarias 8%, Eudes 6%, Cecê 4%, João do Povo e Prof. Neco pontuou 3% cada e Claudio Borges apareceu com 2%.

Parabéns por participar nos próximos dias terão mais enquete. Aguarde!