sábado, 10 de setembro de 2011

Foragido que matou dois a pauladas em Caetité é recapturado

Um condenado por cometer um duplo homicídio em Caetité foi preso na manhã desta sexta-feira (9), segundo informações da Polícia Civil. Maurício Batista Neves, 36 anos, estava foragido da Penitenciária Lemos Brito, na capital baiana, onde cumpria pena de 28 anos pelo crime.

Além de ter matado um casal a pauladas em Caetité, Maurício também é suspeito de estar envolvido no latrocínio do próprio avô, em julho deste ano - dois meses antes, ele saiu da prisão com o benefício temporário do Dia das Mães e não voltou à cadeia.

Maurício foi encontrado na casa dos pais e ainda reagiu quando foi abordado pela polícia. Ele fica na delegacia da unidade e deve voltar à penitenciária para cumprir o resto da pena.

Fonte: Correio da Bahia

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DENGUE ATINGE 92,7% DOS MUNICíPIOS BAIANOS

O número de municípios baianos atingidos pela dengue aumentou nos primeiros sete meses deste ano, segundo dados obtidos pelo sistema de informação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De janeiro a agosto, 387 cidades já apresentaram casos da doença, o que corresponde a 92,8% do total do estado. Por outro lado, o número de casos registrados caiu 11,6% em comparação a 2010. Foram 46.717 notificações este ano contra 52.850 no ano passado. As cidades de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro e Guanambi concentram 67,6% dos registros de dengue nas últimas semanas. Um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Salvador prevê medidas corretivas e punitivas para donos de imóveis onde sejam detectados focos do inseto transmissor da dengue. Segundo o autor da proposta, o vereador Henrique Carballal (PT), em entrevista à Tribuna da Bahia, o proprietário, inquilino ou responsável pelo imóvel onde for constatado foco de criadores do mosquito deverá ser notificado, em primeira visita da vigilância sanitária, para eliminar o problema em até 48 horas. Em caso de não cumprimento da notificação, o responsável será penalizado com multas.

Informações: Bahia Notícias

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inscrições para UNEB começam nesta quinta-feira

Os estudantes interessados em pleitear uma das 4.006 vagas ofertadas no vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) já podem realizar a inscrição no processo seletivo a partir desta quinta-feira, 8.
As inscrições seguem até o dia 9 de outubro exclusivamente pela internet, por meio do site http://www.vestibular2011.uneb.br/ A taxa de inscrição é de R$ 90.

A novidade deste ano são as inscrições para os cursos de medicina e ciências sociais no campus I (Salvador), direito no campus XX (Brumado) e o bacharelado em engenharia de pesca no campus XXIV (Xique-Xique).

Apesar do acréscimo nos cursos, o vestibular deste ano oferece 295 vagas a menos do que em 2010. De acordo com a Uneb, a oferta de vagas para o vestibular diminuiu devido à diminuição, por falta de procura, de duas turmas no interior (Letras em Brumado e Ciências Biológicas em Alagoinhas).

Além disso, este ano, os cursos à distância (Ead) serão oferecidos somente para a formação de professores da rede pública. Sendo aberto ao público geral novamente no próximo ano.
No entanto, o total de vagas oferecidas para o ingresso na universidade será maior do que ano passado se for considerado o processo seletivo do Sisu.

No último vestibular foram 602 vagas, totalizando 4.903 vagas. Já este ano o número quase dobrou: são 1.069 vagas, o que totalizará 5.075 vagas.
As provas do processo seletivo estão previstas para os dias 11 e 12 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, prova e normas da seleção constam no edital, disponível no site da Uneb.


A TARDE

terça-feira, 6 de setembro de 2011

População volta a protestar contra a INB

A população de Caetité foi às ruas mais uma vez na noite desta segunda-feira para protestar contra a INB pela não retirada do material radioativo depositado nas dependências da empresa . O material foi depositado no local, depois de uma negociação após o episódio em 15 de maio, que chamou a atenção de todo o pais, quando um cordão humano impediu a entrada de um comboio no município. A passeata aproveitou a presença do Presidente da INB Alfredo Tranjan que estava em Caetité, acompanhado de Haroldo Lima participando de uma palestra no teatro Anísio Teixeira sobre Desenvolvimento Sustentável e Política energética.
Segundo o Padre Osvaldino Barbosa, a manifestação de cunho pacífico, aconteceu justamente porque até hoje o material não foi retirado, “o que vai de encontro ao acordo fechado entre a comissão e a empresa, que previa a retirada do mesmo até o mês de agosto, palavra empenhada e não cumprida pelo presidente”, lembra ele.

Outro impasse que demonstrou falta de respeito com os manifestantes foi a forma como agiu a polícia militar presente no local, “a polícia agiu de forma arbitrária, usou da força, da truculência, ameaçou prender lideranças, retirando o carro de som do local, ameaçando prender o motorista”, denuncia Glédson Moreira, uma das lideranças presentes . Para ele, essa atitude fere o direito e ir e vir, fere a liberdade de expressão.

Na passeata estavam presentes também, funcionários da INB que reforçaram o pedido de respeito ao funcionalismo e a informação de que o material não fora retirado.
manifestantes questionaram ainda a posição de Haroldo Lima, “um político que está sendo acusado de corrupção, deveria explicar ao povo de sua terra as denúncias pelas quais responde e não tentar desviar o assunto, falando de desenvolvimento sustentável e política energética, que soa como uma tentativa de mudar o foco das acusações”, disse Glédson, reforçado pelo Padre Osvaldino.

Fonte: http://www.icaetite.com.br/?lk=4&id=7681

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MANIAÇÚ CAMPEÃO EM CAETITÉ.

Ontem (04/09/2011) no estádio Paulo Souto - caetité - aconteceu a final do campeonato municipal versão 2011. E mais uma vez o título ficou com Maniaçú que venceu o Bahia pelo placar de 2 a 1. Muitos torcedores estiveram presentes nesta grande final que marcou também a despedida em partidas oficiais do árbitro MARCO ANTONIO ARAÚJO " O MARQUINHO " como é conhecido.
Durante muitos e muitos anos demonstrou honestidade,conhecimento e dedicação ao esporte. Sendo um grande exemplo para a juventude que busca essa carreira.

PARABÉNS MARQUINHO POR TUDO QUE VOCÊ FEZ E PARABÉNS AO MANIAÇÚ PELO TÍTULO 2011.

Informações: Educadorasantana.com