sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro.

O Papa Bento XVI vai renunciar ao cargo de pontífice em 28 de fevereiro. A renúncia foi revelada pelo próprio Papa, que tem 85 anos, durante um consistório de canonização de dois mártires. O anúncio foi confirmado pelo Vaticano.
Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago. Segundo Vaticano, o novo Papa deverá ser escolhido até o final de março. O último pontífice a renunciar foi Gregório XII, em 1415.
Em um comunicado feito em latim, Bento XVI afirmou que vai deixar o cargo por "não ter mais forças" para exercer o cargo devido à sua idade avançada.
Bento XVI afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto."Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renunciou ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse o Papa.
O pontificado de Bento XVI começou em abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo II.


 

MEC reconhece cursos superiores presenciais e a distância

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União portarias que reconhecem 126 cursos superiores de graduação em instituições privadas e públicas. Foram reconhecidos ainda 30 cursos superiores na modalidade de Educação a Distância. A maior parte dos cursos presenciais e de EAD reconhecidos nas portarias está em instituições particulares, mas há também vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Condição necessária para a validade nacional dos diplomas, o reconhecimento é uma segunda etapa do processo de abertura de cursos. Primeiramente, a instituição pede autorização do Ministério da Educação para iniciar a oferta de uma turma. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando a graduação tiver completado 50% de sua carga horária.

Fonte: Bahia Notícias