sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SUDOESTE: GESTOR COBRA ATUAÇÃO DE DEPUTADOS



O prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), criticou nesta sexta-feira (12) a atuação dos parlamentares baianos – estaduais e federais – e afirmou que a região sudoeste da Bahia, atualmente, não conta com lideranças políticas para representá-la. “A triste constatação é a criação de duas universidades federais na Bahia. Há várias cidades contempladas no Sul, no Oeste, além de extensão da Ufba, em Camaçari e Feira de Santana. Esta falta de representatividade, de líderes, faz com que sejamos esquecidos. Faltam estradas, hospitais, escolas, aeroportos e saneamento”, criticou. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor destacou ainda a exclusão dos municípios da região, como candidatas a sedes para a criação de instituições federais de ensino superior. “Cidades como Conquista, Brumado e Guanambi, que deveria ser contempladas, foram excluídas. Agora não adianta chorar, prometer. Já foi, já era! Triste realidade. As grandes conquistas da sociedade refletem muita luta e comprometimento dos seus líderes, o que não vemos no momento”, lamentou. Para o democrata, os atuais representantes baianos nos poderes legislativos, “defendem mais os interesses do seu partido, do seu governo, do que do seu povo”. (informações do Bahia Notícias).

Ladrão esquece dentadura durante roubo e acaba sendo identificado


 Um ladrão esqueceu a dentadura durante um roubo e acabou sendo identificado em Severínia, 420 km da capital paulista. Ele levou a bolsa de uma mulher e, durante a fuga, deixou cair a prótese, que serviu de prova contra ele.

A notícia do crime se espalhou rapidamente pela cidade. A dentadura foi encontrada ao lado da bolsa roubada. O homem que a encontrou chegou a ser ameaçado de morte pelo assaltante. Ainda assim, ele entregou a dentadura à polícia.

Durante as investigações, um suspeito foi encontrado. "A dentadura foi exibida para ele, que a pegou e colocou na boca. Encaixou perfeitamente, não teve como falar que não era dele", disse o delegado César Aparecido Martins.
Como o suspeito não foi preso em flagrante, ele responderá pelo crime em liberdade, mas sem a dentadura, já que ela é a principal prova contra ele.

G1

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PMDB planeja dar um “susto” em Dilma Rousseff

Reunidos na casa de José Sarney, cúpula do PMDB avaliou com irritação a prisão dos aliados do partido

“Ela vai descobrir que não governa sozinha”. A frase resume o clima do jantar que reuniu, na noite de terça-feira a cúpula do PMDB na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Irritados com a prisão de apadrinhados que indicaram para o Ministério do Turismo, no jantar os peemedebistas traçaram uma estratégia: eles pretendem dar um “susto” na presidenta Dilma. Duas alternativas foram postas na mesa: a mais drástica é dar apoio à criação da CPI da Corrupção, proposta pela oposição; a mais suave é permitir a votação – e a aprovação – de algum projeto que traga fortes prejuízos ao governo. Dois projetos encabeçam essa lista: a emenda 29 – que aumenta o valor dos repasses orçamentários obrigatórios para a área da saúde – e a PEC 300 – que estabelece um piso nacional para policiais e bombeiros tomando como base o que eles ganham no Distrito Federal. Leia mais no Congresso em Foco.com.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CAMINHÃO CARREGADO DE BOIS CAPOTA NA BR-030

Um caminhão carregado de bois, vermelho, de placa policia JMP-7464 – Brumado, capotou na rótula da BR-030, na altura do KM 06, em Brumado. Segundo informações de testemunhas, o veículo que era dirigido por Cleiton de Barros Rodrigues, 24 anos, estava em velocidade reduzida, mas na curva da rótula, os animis que estavam sendo transportados penderam para o lado contrário, provocando o capotamento do veículo. Cleiton estava acompanhado de sua namorada, Fabiana de Souza, 25 anos. O casal teve ferimentos leves e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Magalhães Neto. O trânsito ficou lento no local e muitos curiosos pararam para ver o ocorrido. Populares tentaram salvar a vida de alguns animais, mas não conseguiram, pois os animais estavam presos debaixo do caminhão. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) chegou ao local para controlar o trânsito e um guincho foi locado para remover caminhão capotado. Os animais ficaram feridos e muitos morreram ainda no local do acidente.

Confira as fotos no link abaixo:

Valec faz acordo e retomará ferrovia

Representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias assinaram nesta terça-feira um termo de compromisso com o Ibama para a retomada da execução das obras da Ferrovia Oeste-Leste.
O documento garante os Planos Básicos Ambientais e foi apresentado em reunião em Brasília na segunda-feira. Participaram a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, a secretária da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon.

O cumprimento do programa é de responsabilidade da Valec e empresas, sendo a Casa Civil responsável pelo monitoramento. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, se comprometeu com a secretária Eva Chiavon em assegurar a retomada das obras.
A ferrovia terá 1.500 km, sendo 1.100 cortando municípios baianos. Ela ligará Ilhéus ao município de Figueirópolis, no Tocantins. A etapa entre Ilhéus e Caetité deve ficar pronta no próximo ano. O custo da obra está estimado em R$ 6 bilhões. (Iguanambi)


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Qual o potencial de exploração mineral em Caetité ?

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentou requerimento à Mesa da Câmara para que o Ministério de Minas e Energia preste informações sobre o potencial de exploração mineral de mina localizada em Caetité (BA) e a consequente implementação do Complexo Porto Sul para escoar, por meio da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), o minério de ferro da jazida da cidade baiana.

Dentre as informações solicitadas, Jardim quer saber qual foi à metodologia para avaliar o potencial de exploração da mina do Projeto Pedra de Ferro, em Caetité. O deputado, que é membro da Comissão de Minas e Energia, pede ainda acesso às pesquisas em relação ao potencial da mina.

"Queremos também informações sobre a existência de estudos justificando a outorga de alvarás de pesquisa pelo DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral]", disse Jardim, que julga necessário que o Ministério de Minas e Energia se manifeste ainda em relação à estimativa de reserva mineral da jazida e da "vida útil" do empreendimento, e se ela foi certificada segundo padrões internacionais.
Complexo
Arnaldo Jardim disse que fez o pedido ao Ministério de Minas e Energia em razão dos investimentos que os governos da Bahia e o federal deverão fazer no Projeto Complexo Porto Sul, que prevê o escoamento do minério pela Fiol, ferrovia incluída entre as prioridades do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Como serão alocados recursos públicos do PAC para o transporte do minério de ferro da jazida de Caetité, é fundamental conhecer os estudos que foram apresentados ao DNPM, relacionados a efetiva reserva existente e ao real potencial de aproveitamento mineral e de vida útil da mina", justificou.

O Ministério de Minas e Energia tem prazo constitucional de 30 dias - a partir do recebimento do requerimento de Jardim - para responder os questionamentos.

Informação: educadorasantana.com

Aliados estão irritados com o estilo Dilma

Com apenas oito meses de governo e três demissões ministeriais de peso, os parlamentares da base aliada e ministros começam e dar sinais de desconforto com o jeito Dilma Rousseff de governar. Segundo o Estadão, ninguém faz a crítica cara-a-cara com a presidente, mas todos têm a mesma queixa: "Dilma amarra os parlamentares e anula os ministros". Por trás das decisões rápidas e duras, principalmente após a demissão de Antonio Palocci da Casa Civil, em junho, os aliados avaliam que "o governo mostra desorientação e pode correr riscos desnecessários". Os parlamentares dizem que a presidente está mais interessada em "mandar do que governar" e falam em um tom que abre possibilidades para "um troco". O que pode ser traduzido em uma votação que, propositalmente, derrote o Planalto. Bahia Notícias.