sexta-feira, 20 de maio de 2011

GUANAMBÍ: Estudantes da FG passam na prova da OAB

Nove estudantes do curso de Direito da Faculdade de Guanambi - FG foram aprovados na segunda fase do exame da OAB 2010.3. Seis cursam o 10º semestre e três o 9º semestre. São eles:

Carlos Mateus Da Cunha
Débora Naiara Silva Bastos
Fabiano Carvalho Cotrim
Geraldo De Oliveira Lima
Jesulino Jose Bezerra Neto
Mary Sandra Cotrim Reis
Melquiades Santana Silva
Patricia Pereira de Oliveira
Tamires Castro

Parabéns aos e novos advogados baianos.
Por: FG

André & Mazinho no programa da Eliane Camargo

A dupla André & Mazinho embarca para São Paulo nesta sexta-feira, (20) onde participam da 1ª Eliminatória do 1º Festival Nacional da Música Sertaneja na TV realizado pelo Porgrama Eliane Camargo. A dupla foi selecionada entre centenas de inscristos para representar a Bahia no festival. A música escolhida foi "borocochô".
o evento tem início dia 22 de maio com final previsto para o dia 09 de outubro de 2011. Todas as etapas serão transmitidas em rede nacional pelo programa Eliane Camargo. A fase classificatória e semifinal terá rápidos flashes e a etapa final entrevistas dos ganhadores e uma matéria especial divulgando todos os finalistas, além de um resumo dos melhores momentos de todo o Festival.

Fonte: Farol da cidade

Carretas com carga radioativa retornam para Caetité

Depois de quatro dias de reuniões, foi encerrada no início da noite de ontem as negociações sobre a entrada de uma carga radioativa com concentrado de urânio em Caetité. Com anuência da comissão institucional provisória criada para discutir o assunto, o carregamento de concentrado de urânio que estava retido no município vizinho de Guanambi, foram liberadas para seguirem para a unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal responsável pela carga. Segundo o Professor Fabiano Cotrim, representante da Sociedade Civil na Comissão, “apesar das carretas retornarem para Caetité, o episódio acabou sendo positivo, uma vez que a comunidade, a empresa e todos saíram ganhando com o termo de compromisso assinado entre as partes e preservado também a segurança da população de Guanambi”.
O acordo foi referendado com a assinatura de um termo de referência com condições sobre o transporte e manipulação do material no município. A INB emitiu, também, uma nova "Comunicação de Operação de Transporte", documento necessário para o deslocamento de carga radioativa, que foi enviado aos órgãos envolvidos, inclusive ao IBAMA, comunicando a data do deslocamento da carga. Embora não tenha sido dibulgada por queztões estratégicas, o transporte do material aconteceu na madrugada desta sexta-feira, passando por Caetité por volta das 4 horas da manhã.

Para chegar ao acordo os membros da comissão, formada por representantes da igreja, prefeitura, câmara de vereadores, ONGs e sociedade civil, apresentaram condições, entre elas: presença da CNEN, Ibama, INB e do próprio grupo durante o processo de resolução e processamento da carga.
Para o Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, o consenso acabou sendo a melhor saída, "principalmente com as condições estabelecidas no acordo", deixando tambem a população de Guanambi aliviada.

Condições - "A carga permanecerá lacrada até que sejam preenchidos todos os requisitos de segurança", diz o documento. Outra condição foi a de envio de um novo pedido de licença para manuseio do urânio no local, além de garantias de segurança aos trabalhadores. "A decisão foi a mais prudente, melhor para todos", declarou o presidente da INB, Alfredo Tranjan.

Fonte: icaetite



quinta-feira, 19 de maio de 2011

LIVRAMENTO: MORRE O ADVOGADO TIO DEDÉ

Advogado e empresário faleceu no início da tarde de hoje (19).
(Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O advogado e ex-candidato a deputado federal, José Francisco da Silva, 57 anos, o Tio Dedé, faleceu no início da tarde dessa quinta-feira (19) vítima de infarto, no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Tio Dedé além de advogado é um empresário respeitado e dono de vários parques de exposições no sudoeste baiano. Ele estava bem de saúde, pois nessa quarta-feira (18) havia jogado bola com diversos amigos em Livramento e estava muito feliz.
Fonte: Brumado Notícias

TJ obriga pagamento de salário a professores

O Tribunal de Justiça concedeu uma liminar em favor dos professores das universidades estaduais, em greve desde 26 de abril. A decisão determina que o governo pague os salários que estavam congelados por conta da paralisação, sob pena de multa para descumprimento da determinação de R$ 5 mil ao dia. A Procuradoria Geral do Estado informou que irá recorrer. A Secretaria Estadual de Educação decidiu suspender o pagamento dos salários dos grevistas da Uefs, Uesb, e Uesc já na folha do mês de abril. A categoria reinvindica do governo do estado a retirada de uma cláusula do acordo salarial feito em 2010 que impede melhorias salariais pelos próximos quatro anos e a revogação do Decreto 12.583/11 que reduz os gastos públicos no ano de 2011. Informações do Correio.

Carga de urânio: impasse poderá ser resolvido na Justiça

Caetité - O impasse sobre o destino da carga nuclear com 90 toneladas de concentrado de urânio que seria encaminhada para a mina das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) em Caetité (757 km de Salvador) chegará ao quarto dia sem solução. A estatal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, ameaça entrar com pedido, na Advocacia Geral da União (AGU), para liberar o transporte do material por meio de um mandato de segurança.
As carretas com os contêineres estão retidas no batalhão da Polícia Militar no município vizinho de Guanambi (40km de Caetité), depois que a população impediu a entrada dos comboio na cidade, com medo de se tratar de lixo atômico. Nesta quarta-feira, 18, novas manifestações foram realizadas em Caetité contra a transferência da carga para a mina de Maniaçu (28 km do centro).
Desde então, técnicos da INB e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foram para Caetité para comprovar a idoneidade do material. O presidente da INB, Alfredo Tranjan, disse ontem, em Caetité, que o material está em local inadequado e que o impasse precisa ser resolvido com urgência.
Diante das declarações, uma equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi a Guanambi, no final da tarde de ontem para vistoriar o material. O relatório não foi divulgado.
As declarações do presidente da INB também provocaram rumores de que uma nova manifestação seria realizada, ontem, dessa vez em Guanambi, pedindo a retirada do material da cidade. A reunião que decidiria sobre o destino da carga foi interrompida, mas, apesar da preocupação, os boatos não se concretizaram.
O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira Santana, solicitou “a imediata retirada do elemento radioativo para local de acordo com as normas técnicas determinadas pela CNEN”.
A Comissão Pastoral do Meio Ambiente recorreu aos ministérios públicos estadual e federal, mas as entidades também não se manifestaram sobre o assunto.
Apesar de descartada a possibilidade da carga radioativa ser lixo atômico, a preocupação agora é com o processo de reembalagem do urânio, que deverá ser transferido para outros toneis, podendo gerar resíduos.
“Nós nos propusemos a abrir nossas instalações, chegaram dois técnicos da CNEN que podem acompanhar o processo para ver que somos efetivamente capazes”, disse o presidente da INB.
Fonte: atardeonline

terça-feira, 17 de maio de 2011

Exposição e seminário tematizam preservação da história de Caetité

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, em parceira com o Arquivo Público Municipal (APMC) e o Fórum Cezar Zama, promove nos dias 19 e 20 deste mês, no município, exposição e seminário sobre preservação de documentos históricos.
No dia 19, a partir das 19h30, será realizada, no auditório do fórum, a exposição Autos judiciais, arquivos culturais: preservar, pesquisar e conhecer.
Na abertura da mostra o professor Ruy Hermann, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), ministra conferência sobre o tema da exposição.
Já no dia 20, acontece o seminário Preservação de documentos históricos, a partir das 9h, na sede do Arquivo Público Municipal de Caetité.

A programação dessa atividade, direcionada a estudantes, professores e profissionais da área de direito, história e educação, prevê a realização de mesas-redondas e comunicações sobre o tratamento dos acervos públicos do município.
“A exposição e o seminário são um reconhecimento ao trabalho de conservação da história do município que está sendo feito pela UNEB e seus parceiros”, explica o professor Paulo Henrique Duque, que participa da equipe de coordenação dos eventos.
As ações integram o projeto Arquivo-Escola, coordenado pelo curso de história do DCH, que objetiva a pesquisa e a preservação dos arquivos históricos de Caetité.
As iniciativas contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB e das secretarias municipal e estadual da Educação (SEC). Para participar não é necessário realizar inscrição prévia.
Informações: DCH/Campus VI – tel. (77) 3454-1227.
Amine Leitão

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Fonte: http://www.uneb.com.br/

Caetité: Pastoral pede que MPF vistorie carga radioativa

Nilton Gonzaga Ag. A Tarde
A Comissão Pastoral do Meio Ambiente, associação ligada à Igreja Católica, entrou com um pedido de abertura de ação civil pública no Ministério Público Federal (MPF) exigindo a vistoria da carga de nove contêineres enviados para a unidade da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que fica em Caetité a 753 km de Salvador. Segundo a empresa o material é concentrado de urânio. Já ambientalistas dizem que a carga contém lixo radioativo. Em nota, a presidência da INB sustenta que as carretas estão transportando 90 toneladas de concentrado de urânio, de propriedade da Marinha brasileira e que esse material é o mesmo produzido na mina de Caetité. O objetivo, segundo o presidente da INB, Alfredo Tranjan, é criar um novo reservatório e retomar a capacidade de produção máxima, pois, no ano passado, a unidade de mineração não conseguiu atingir as 400 toneladas da meta anual.
Fonte: A Tarde: Politica Livre

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vereadores e deputados pedem retirada da carga com urgência

A presença das carretas carregadas com lixo radioativo na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, que seriam transportadas para as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, mas foram barradas pela população, motivou a criação de uma comissão de vereadores para discutir a situação. Na manhã desta segunda-feira (16), os vereadores Hugo Costa, José Carlos Latinha e Vitor Bonfim, acompanhados dos deputados estaduais João Bonfim e Luiz Augusto, e da representante da ONG Prisma, Maria Emília Blanc, reuniram-se com o comando do 17° Batalhão da Polícia Militar para solicitarem esclarecimentos sobre a permanência da carga radioativa que encontra-se estacionada no pátio do batalhão. “O governador está fora do país, mas ainda hoje falei com o Governador em exercício Otton Alencar cobrando uma solução”, disse o Deputado Luiz Augusto à nossa reportagem.  Os vereadores pediram às autoridades responsáveis que providenciem o deslocamento imediato das cargas.

Caetité: Manifestantes impediram que carga de urânio passasse para a usina da INB

Centenas de manifestantes reuniram na Av. Olimar Rodrigues no início da noite desse domingo (15-05) para impedir a passagem de um carregamento de urânio vindo de São Paulo para Caetité.
A manifestação surgiu guando chegou à comunidade a informação de que as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estariam trazendo para Caetité um carregamento de cerca de 100 toneladas de lixo nuclear de São Paulo para a área onde a estatal já desenvolve atividades de extração urânio.
No início da noite desse domingo (15-05) quando o carregamento chegou os manifestantes já estavam reunidos em frente do Cemitério Municipal impedindo a passagem de nove carretas com contêineres carregados de material radioativo. O comboio foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação estava sendo coordenada pelo técnico da INB, Edenil Melo de Britto.
A PRF percebendo que não tinha condições de passar comunicou ao coordenador da operação, Edenil Melo, que consegui autorização para levar comboio para o 17º Batalhão da Polícia Militar na cidade vizinha de Guanambi até uma nova ordem de destino do material.

Muitas pessoas usaram o carro de som para fazer esclarecimentos sobre o assunto, inclusive o prefeito municipal de Caetité Zé Barreira que disse que não foi comunicado pela empresa e que não aceita no município material radioativo vindo de outro local sem conhecimento da finalidade do produto e da segurança necessária para a comunidade.
O coordenador Edenil disse que toda operação foi autoriza pelos órgãos competentes do país e que a comunicação não pode ser prévia já que a lei determina que o plano tenha que ser confidencial. O processo só deve ser do conhecimento do coordenador da operação, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Segundo Edenil o material vindo para Caetité foi produzido em Poços de Caldas - MG e parte comprada no exterior e que está em embalagens diferentes de 50, 60 e 70 litros e que para ser exportado deverá ser em embalagens padronizadas de 200 litros. No Brasil somente em Caetité há instalação adequada para esta operação.
Os manifestantes só deixaram o local depois da meia noite quando o coordenador da operação, Edenil Melo, foi ao local informar sobre o material e prometer que o carregamento só sairá de Guanambi depois de um diálogo com a comunidade e decisão do presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho.
Silvano Silva - DRT-BA: 4393