sábado, 28 de maio de 2011

Bahia: Professores de universidades públicas mantêm greve

Após uma reunião no fim da tarde de ontem, com representantes do governo estadual, professores das universidades públicas estaduais decidiram manter a greve, que já dura 48 dias. De acordo com o coordenador do Fórum das Associações de Docentes (ADs), Gean Santana, as negociações não avançaram por conta de uma atitude “autoritária” da administração de Jaques Wagner. O coordenador de ensino superior da Secretaria de Educação (SEC), Clóvis Caribé, garante que o governo apresentou quatro propostas desde dezembro de 2010, quando as negociações começaram. “Atendemos a todas as cláusulas econômicas do acordo, até então, mas, para o governo, a categoria se mostrou intransigente”, disse.
(A Tarde)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DEPUTADO PEDE AMPLIAÇÃO DE IFBA EM GUANAMBI

Em sua conversa com o reitor do Instituto Federal da Educação da Bahia (Ifba), Sebastião Edson Moura, o deputado federal Arthur Maia (PMDB-BA) também propôs ampliar o número de cursos da unidade de Guanambi. O argumento de Maia é que, com o início da mineração de ferro na região sudoeste do estado - mais precisamente em Caetité - cresce a demanda de mão de obra especializada em ocupações específicas para a prática. “Reivindicamos a implantação dos cursos de engenharia de minas e mecânica como os mais adequados”, explicou. O deputado saiu da reunião com uma garantia do reitor para que seja marcada para o dia 6 de junho uma reunião com a prefeitura de Guanambi e representantes do instituto. De acordo com Maia, todos esses assuntos também já foram debatidos com o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Do: Bahia Notícias



Igaporã: Prefeito sofre acidente e fica em estado grave


José Newton (Neto) Neves Cotrim, prefeito do município de Igaporã, no sudoeste da Bahia, ficou gravemente ferido em um acidente ocorrido por volta das 19h desta quarta-feira, envolvendo um caminhão e um carro de passeio ocorrido no trevo de Correntina, entroncamento da BR-020, com a BR-349, a 18km da divisa Bahia com Goiás. Segundo informações de uma enfermeira do Hospital de Posse, em Goiás, a unidade hospitalar para onde as vítimas foram encaminhadas por populares, Newton foi transferido para um hospital no Distrito Federal, que tem recursos para atender as necessidades da vítima que está em estado grave e corre risco de perder a vida. De acordo com um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Barreiras, uma equipe chegou no local apenas por volta das 22h. “Cobrimos a área que fica um pouco distante. Levamos cerca de três horas para chegar ao entroncamento”, disse. Apesar do posto da PRF de Alvorada do Norte, em Goiás, ser mais próximo, o responsável pela ocorrência é a PRF do município baiano. (Correio)


terça-feira, 24 de maio de 2011

CACULÉ: POETA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL

O poeta caculeense, Carlos Alberto de Souza, por meio da inscrição de poesias do seu sétimo livro, intitulado “Santos do Pau Oco”, foi premiado em terceiro lugar, no XXXII Concurso Internacional de Poesias, edição 2010, realizado pelas edições AG. O resultado do concurso foi divulgado em abril de 2011 e teve mais de dez mil poesias inscritas, onde o poeta ganhou Certificado de Honra ao Mérito, em especial pelas poesias “Ira” e “Nu”, que farão parte do livro “Noturno”, da AG Internacional de Poesias, uma edição que será publicada em junho de 2011, composta pelas poesias premiadas, com a biografia dos seus autores. Mais conhecido como ‘Carlinhos White’, o autor celebrou esse momento de grande alegria com a reunião da família e amigos e o lançamento os seus dois últimos exemplares “Santos do Pau Oco” e “O Catador de Estrelas”. “Não imaginava que com tanta gente inscrita eu pudesse ganhar. Sinto-me realizado e mais motivado a continuar a escrever. Uma tarefa prazerosa, que permite o aperfeiçoamento, a evolução do ser. Concursos como esses são grandes incentivos para nós, autores. Agradeço ao Governo de Caculé, a 24ª Diretoria Regional de Educação (Direc) e aos amigos pelo grande apoio cultural em cada obra que concretizei. Estou muito feliz por este Prêmio Internacional, que dedico aos meus leitores, e sempre o usarei como incentivo ao surgimento de novos escritores, especialmente na minha querida cidade natal, Caculé”, comemorou o poeta
Fonte: Brumado Notícias

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O SINEBAHIA de Caetité oferece vagas de emprego

Confira as oportunidades de trabalho que o SINEBAHIA de Caetité está oferecendo:

- Eletricista instalador de alta e baixa tensão com curso NR-10;
- Motorista Operador de Munk;
- Operador de Patrol;
- Operador de Escavadeira Hidráulica;
- Armador/Ferreiro;
- Carpinteiro de Forma.

Os interessados devem ter experiência comprovada em Carteira de Trabalho.
Informa ainda que está com inscrições abertas para os cursos de:

- Pedreiro Polivalente;
- Garçom.

Qualifique e saia na frente. As empresas instaladas em Caetité e toda região estão precisando de mão de obra qualificada e também de pessoas com experiência comprovada em carteira.
SINEBAHIA - CAETITÉ
Inalba Stela Coordenadora

Do: http://www.caetfest.com.br/?be=off

domingo, 22 de maio de 2011

LIÇÕES DE CAETITÉ

Chega ao fim o impasse da carga de material radioativo transportada para Caetité-BA. Depois da resistência da população, que revelou a insatisfação da cidade com a mineração, a carga seguiu para as instalações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), onde permanecerá lacrada. O risco de contaminação à população e ao meio ambiente e a possibilidade do uso da força policial impondo a qualquer custo o acesso das carretas na cidade motivaram a decisão de permitir a entrada do material radioativo.
O transporte dessa carga revelou por um lado a insatisfação da população com a exploração do urânio, e por outro, a postura do Estado frente à questão nuclear e a disposição de resolver o problema usando a força policial. Estavam em Caetité a Tropa de Choque, Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e
Gerais - CAESG, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Marinha, e ainda agentes da Agencia Brasileira de Informação - ABIN disfarçados.
Embora a carga tenha conseguido chegar a seu destino, Caetité deixou lições de mobilização, organização e resistência:

•Houve um aprofundamento das discussões acerca do tema mineração;

• Participação da população no enfrentamento à entrada da carga na cidade;

•Mobilização de outros municípios, a exemplo de Guanambi e Lagoa Real;

•Comunhão das Igrejas católica e evangélicas em torno do tema;

•Possibilidade de continuidade das discussões/mobilizações.

Durante seis dias a população mostrou que tem força e certamente estão se organizando para lutar contra a exploração de urânio e a política nuclear do Estado. Anexo dois documentos que formalizaram a decisão de liberar a entrada da carga na cidade: Termo de Compromisso, Documento protocolado pela Comissão de Meio Ambiente de Caetité.