sexta-feira, 3 de junho de 2011

Prefeito de Igaporã sai de coma

O prefeito da cidade de Igaporã (BA), que no último dia 25 se envolveu em um acidente de carro, saiu do coma induzido nesta sexta-feira (3), mas continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Santa Luzia, em Brasília. Segundo informações de Waldir Barros, secretário de saúde do município baiano, Newton Francisco Neves Cotrim abriu os olhos e ouviu a voz da irmã-médica Maria Terezinha Cotrim. “Ele respondeu positivamente aos reflexos” disse. O acidente aconteceu na noite do último dia 25, envolvendo um caminhão e um carro de passeio no trevo de Correntina, entroncamento da BR-020, com a BR-349, a 18km da divisa Bahia com Goiás.  De acordo com o Correio, além da primeira-dama, grávida 6 meses, e do prefeito, estavam no carro no momento do acidente o motorista, o funcionário Murilo Fagundes, e o secretário de projetos do município, Wilson Fernandes Filho. Murilo Fagundes teve ferimentos leves e o secretário morreu na hora

Fonte: bocaonews.com

Semana do Meio Ambiente em Caetité discute Programa Nuclear Brasileiro


Caetité começou o mês de junho, última quarta-feira (01-06), com ações sobre a Semana do Meio Ambiente. Houve palestras, debates, visitas a escolas da cidade e da zona rural e a comunidades do entorno da mina de urânio da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetité.
O objetivo é viver a semana do Meio Ambiente, refletindo os problemas socioambientais provocados pelas mineradoras destacando a luta pelo fim do Programa Nuclear Brasileiro.

Entre outras ações reflexão sobre o tema: "Porque queremos o fim do Programa Nuclear?", debate com o tema: "Problemas Sócio Ambientais da Mineração em Caetité", envolvendo INB, CNEN, Bamin, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, Promotoria, Juiz da comarca de Caetité e Lagoa Real. Houve lançamento e comentário do filme "Problemática do Urânio em Caetité".

Nesta sexta-feira (03-06) começou com celebração na Catedral, seguido de encaminhamentos junto ao Juiz e promotoria.
Desta sexta-feira até o próximo domingo (05-06) a comissão organizadora do evento estará atuando na XXIV Expô Guanambi e na XXI Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real.
Uma comitiva do Ceará está participando da Semana do Meio Ambiente em Caetité. Formada por pessoas de Fortaleza e do município de Santa Quitéria onde tem a mina de urânio Itataia

Silvano Silva - DRT-BA: 4393

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ferrovia Oeste-Leste: Fim de impasse viabiliza obras

As obras da Ferrovia Oeste-Leste – cerca de 1,4 mil km de Ilhéus, na Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins
– estão prestes a começar após a resolução de todos os impasses ambientais, exceto um: cavernas no subleito do Rio Formoso vão manter parados por cerca de um ano 30 km num trecho entre Caetité e Barreiras, até que a Valec (empresa federal responsável pela obra) apresente projeto desviando a ferrovia das cavernas, como que o Ibama. “Estamos trabalhando com especialistas de alto nível num projeto que incluirá elevados nesse trecho, para passagem da ferrovia”, explicou Juquinha Neves, presidente da Valec, ontem, numa audiência pública na Câmara de Deputados requerida pelo deputado federal Arthur Maia (PMDB).


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Caetité: Polícia Civil apreende contrabando

Nesta terça-feira (31/05), por volta das 11:30h da manhã, policiais civis de Guanambi, momento em que retornavam da caçada aos assaltantes que fizeram um arrastão na cidade de Ibiassucê, depararam com um veículo suspeito no município de Caetité, e na abordagem encontraram o referido veículo lotado de mercadorias contrabandeadas. Foram apreendidos 1.764 relógios de pulso, 10 fardos de confecções diversas, 12 aparelhos de toca cd s, 08 módulos de som e 200 pacotes de roupas intimas. Toda mercadoria estava no interior do Meriva 2004, cor cinza, placa policial JPP 2397 que também foi apreendido.

O condutor Edson Nogueira Cruz, 37 anos que seguia levando o material para Feira de Santana foi apresentado na delegacia.

Segunda fase do programa Minha Casa Minha Vida deve dar proteção à mulher chefe de família

O governo federal deve lançar, nos próximos dias, a segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida que prevê a construção de dois milhões de moradias até 2014. As habitações serão destinadas às famílias com renda entre 1.395 reais a 4.650 reais.
A nova etapa do programa terá alguns ajustes, como maior proteção à mulher chefe de família, que poderá firmar contrato mesmo sem a participação do marido.
Uma Medida Provisória aprovada pelo Congresso Nacional destina mais de 62 bilhões de reais do Orçamento da União para a realização da segunda etapa.
A presidente, Dilma Roussef, disse que o Minha Casa, Minha Vida 2 será aberto logo após o lançamento do Programa Brasil sem Miséria.
Além dos recursos do Orçamento da União, o programa Minha Casa, Minha Vida ainda vai receber nove bilhões e 500 milhões de reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Informações da Rádio Educadora Santana

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mulher corta pênis de estuprador e entrega à polícia

Um médico do hospital de Bangladesh disse que o pênis não pôde ser reimplantado.
Uma mulher entregou à polícia o pênis que cortou de um vizinho que teria tentado estuprá-la em Bangladesh. O pênis foi entregue em um saco plástico no vilarejo de Mirzapur, 200 km ao sul da capital do país, Daca.
Segundo a BBC, Monju Begum, 40 anos, casada e mãe de três filhos, acusou Mozammel Haq Mazi de invadir sua casa e a atacar. Segundo Ela, Mazi, que também é casado e pai de cinco filhos, a assediava havia seis meses.
Segundo o hospital onde Mazi foi internado, o pênis não poderá ser reimplantado.
´A polícia trouxe o pênis muitas horas após ele ter sido cortado. Estamos tratando-o para que possa urinar normalmente sem o pênis`, disse um médico responsável por atender Mazi à BBC.

Vingança
Mazi negou que tenha tentado estuprar Monju e disse que o ataque foi provocado por vingança. Segundo Mazi, os dois tinham um caso e Monju teria ficado revoltada porque ele não queria deixar os filhos para morar com ela.

Do: Correio da Bahia-Alô Cidade

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Renova Energia lança programa de educação ambiental Território do Saber

Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento dos municípios onde atua, a Renova Energia lançará, dia 31 de maio, em Caetité, e no dia 2 de junho, em Guanambi, o programa de educação ambiental Território do Saber. Os eventos, que acontecerão nas sedes dos municípios, ajudarão no diálogo e no relacionamento com as comunidades localizadas na área de influência dos parques eólicos que serão implantados pela empresa, na Bahia, e na qualificação dos próprios funcionários.
Por meio da educação ambiental, 17 escolas municipais firmaram parceria com a Renova para a elaboração de projetos de pesquisa sobre a localidade. "Entendemos que, na medida em que há transformação na sociedade e no meio ambiente, a escola deve acompanhar essas mudanças, perseguindo continuamente o desafio de formar cidadãos", diz Marcelo Bernardes, Coordenador de Projetos Socioambientais da Renova Energia.

A população residente na área impactada pelo empreendimento da Renova também participa do programa Território do Saber. O objetivo é que estas ações de educação ambiental possibilitem ao público vivenciar tais transformações de maneira consciente, para que se posicionem como cidadãos críticos e, portanto, atuem como atores na garantia da saúde socioambiental e do desenvolvimento territorial sustentável.
Além dos moradores do entorno, a Renova também trabalha a promoção do conhecimento, através de capacitação para seus líderes e funcionários. Eles serão orientados a contribuir com a redução de impactos socioambientais durante as obras de implantação dos parques eólicos, além de ajudar a potencializar os aspectos positivos. Dessa forma, a empresa ainda garante a aplicação das diretrizes postas em sua política de sustentabilidade.

Com o programa Território do Saber - educação ambiental, a Renova Energia assume sua responsabilidade socioambiental frente a seus públicos, atuando em prol da valorização dos municípios e do desenvolvimento sustentável local.
Além dos municípios de Caetité e Guanambi, o programa também seria lançado em Igaporã, no dia 1º de junho, mas diante do grave acidente de carro sofrido pelo prefeito Newton Francisco Neves Cotrim (Neto), o lançamento foi suspenso e será definida uma nova data.



IBIASSUCÊ: TRÊS BANCOS ASSALTADOS

As três agências bancárias do município de Ibiassucê, no sudoeste baiano, foram assaltadas na manhã desta segunda-feira (30). Segundo informações de moradores, os criminosos invadiram a cidade por volta das 10h e trocaram tiros com os policiais. “Está parecendo um campo de guerra. São muitos bandidos, não consegui nem contar. A cidade está bombardeada de tiros, nunca vi uma coisa dessa aqui em Ibiassucê”, declarou uma testemunha da ação ao site Brumado Notícias. Os alvos dos bandidos são os bancos do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal. A entrada da cidade foi fechada e, segundo moradores, os bandidos continuam na localidade. O 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi enviou reforços para o município
Do Bahia Notícias