sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Novo apagão afeta vários Estados no Nordeste

Um novo apagão desligou da tomada vários pedaços do mapa do Nordeste. Deu-se pouco antes da meia-noite. Entre os Estados alcançados pelo breu estão: Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Piauí e Alagoas. Internautas abriram no twitter um clarão de mensagens para reportar a falta de luz. Além do Nordeste, mencionaram-se Estados assentados noutras regiões. Entre eles Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Não há, por ora, informações precisas sobre o tamanho dos danos e a causa da encrenca.
 
Escrito por Josias de Souza – Folha de S. Paulo
 
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Caetité: Cerca de 100 Kg de urânio são derramados

Cerca de 100 Kg de concentrado de urânio foram derramados na mina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, na região suoeste da Bahia, no dia 18 de outubro. De acordo com a INB, o incidente foi provocado pela falha de um equipamento mecânico que fica na área de embalagem. Através de nota à imprensa, a INB informou que o concentrado foi recuperado e a área limpa “até que não houvesse nenhum traço desse material no local”. Segundo o órgão, a região está livre de qualquer vestígio do urânio que transbordou. O incidente foi comunicado à Comissão Nacional de Energia Nuclear. O urânio é material radioativo e pode causar graves danos à saúde. (G1) Por: Política Livre.
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Candidatos usaram até cocaína para comprar votos.


Levantamentos da PF e do Ministério Público nos estados mostram que a forma mais comum de compra de votos continua sendo o pagamento em dinheiro. Mas outras maneiras menos ortodoxas de corromper o eleitor foram usadas nas eleições deste ano pelo Brasil afora. É o que revela a reportagem publicada na edição deste sábado (20) do jornal Extra. Na cidade amazonense de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus, a candidata a vereadora Carme Cristina (PDT) foi presa porque, segundo a Polícia Civil, ela trocava base de cocaína por votos. A matéria, assinada pela repórter Juliana Castro, de O Globo, traz também, entre outros, os exemplos de Foz do Iguaçu (PR) e Palmeira dos Índios (AL). Na cidade paranaense um suposto esquema envolvia oferta de aparelhos ortodônticos em troca de votos para um candidato a vereador, cujo nome não foi divulgado. Quatro pessoas foram presas pela Polícia Federal em setembro. Já em Alagoas, a troca se deu por meio de programas sociais. Ainda de acordo com o jornal, a PF explicou que na cidade alagoana os eleitores deveriam comparecer à casa do candidato com o título eleitoral para trocar seus votos por moradias do programa "Minha Casa Minha Vida". 
 

Caetité: Aneel autoriza a instalação da usina eólica Caetité 1

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a empresa Caetité 1 Energia Renovável S.A. a atuar como produtora independente de energia elétrica mediante a implantação e exploração da usina eólica Caetité 1. A decisão ocorreu em reunião colegiada realizada na última terça-feira (16/10).
A usina, localizada no município de Caetité na Bahia, possuirá 30 megawatts (MW) de potência instalada. O Banco de Informações de Geração (BIG) da Aneel registra a existência de 1159 agentes produtores independentes de energia elétrica autorizados pela Agência.
Confira na página da Agência, a lista desses agentes no Banco de Informações da Geração (BIG), em Informações Técnicas e atualizadas constantemente. De acordo com a Resolução Normativa Aneel n. 109, de 26 de outubro de 2004: produtor independente de energia elétrica é uma pessoa jurídica ou consórcio de empresas, que atua como titular de concessão, permissão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco.                                   
 
Fonte: creaba.org.br